Koala San Brew

Bad Motorfinger

Imperial Porter

Café Espresso | Bourbon | Baunilha

ABV

8,1%

IBU

38

Esta receita surgiu da fusão entre duas receitas pessoais de Gustavo Simoni. Vanilla Bourbon Imperial Porter e Spresso Bourbon Imperial Porter. A Porter é uma cerveja escura original do Reino Unido. Em sua forma Imperial, ela apresenta uma maior densidade e quantidade de lúpulos, o que gera também um maior teor alcoolico, um paladar liquorado e um aroma peculiar e acentuado. A primeira receita era uma cerveja que, já no tanque de maturação, era infusa com favos de baunilha e Bourbon Whiskey, simulando uma conserva em barris de bourbon, processo conhecido como cask conditioning. A segunda receita substituía a baunilha por café spresso, não apenas o grão de café mas spressos propriamente preparados antes de infusão nos tanques de maturação.

Após diversos testes e discussões com vários apreciadores de cervejas e cafés, surgiu a ideia de fundir as duas receitas. surge então a parceria com o coffe geek Henrique Gualtieri.

Para que esta fusão desse certo, foram precisos vários testes e ajustes na preparação do spresso utilizado. A maneira como ele é tirado pode alterar o saber e trazer off-flavors (sabores indesejados) para a cerveja, prejudicando sua complexidade e harmonia entre os vários elementos.

“O café espresso funciona como uma lupa, aumentando as características boas e também as ruins do café. Por isso além de grãos extremamente frescos, é preciso muita precisão no ajuste do equipamento e nas técnicas do barista para conseguir uma bebida genial.” -Henrique Gualtieri

O resultado foi uma cerveja escura de paladar liquorado e uma intensa complexidade de sabores que vai do café ao frescor dos lúpulos passando pela complexidade e calor do Bourbon com notas de madeira. Ah, e vale ressaltar que a cafeína contida na bebida dá sim uma animada! (Não sei com falar isso)

Categoria
  • ksb
Disponível em
  • chope
  • garrafas